Por volta de 1920, instalaram-se, na área de várzea entre o rio Jundiaí e a estrada de ferro que ligava Jundiaí à cidade de Itú, imigrantes japoneses, que se organizavam em espécies de colônias. Ali cultivavam, sobretudo, hortaliças.
Na década de 70, a estrada de ferro que cortava aquela região foi desativada. Começou, então, um processo acelerado de ocupação que originou o bairro Varjão. Já na década de 80, o Sr. Antenor Lourenção e algumas outras pessoas começaram a se reunir, com a devida autorização, num salão construído pelo japoneses, que lhes servia de espaço para reuniões. Os moradores começaram a usar o recinto para a catequização das crianças e dos jovens.
Com a partida dos japoneses, o salão ficou integralmente disponível para a comunidade, que, após votação, passou a se chamar Nossa Senhora Aparecida. Os moradores mais antigos do Varjão comentam que, inicialmente, os Padres das Paróquias Santo Antônio, no Anhangabaú, e São Sebastião, de Itupeva, davam uma assistência sacramental. A comunidade, porém, logo passou a integrar a Paróquia São João Bosco, do Eloy Chaves, à época conduzida pelos Padres Salesianos. Foi inclusive, o Padre Wagner Medeiros, SDB, que, em 1989, abençoou um cruzeiro, marco importante da vida da comunidade.
Em 1996, a comunidade passou para a jurisdição da Paróquia Santo Antônio de Pádua, do Engordadouro, da qual, por sua vez, no dia 15 de agosto de 2003, foi desmembrada, tornando-se, por decreto de Dom Amaury Castanho, a sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Sua instalação canônica se deu no dia 24 daquele mesmo mês. Como primeiro Pároco foi nomeado o Padre Norberto Savietto, auxiliado pelo Diácono Antenor Lourenção.
As Comunidades que faziam parte da Paróquia:
1. Matriz Nossa Senhora Aparecida (Varjão I);
2. São Francisco de Assis (Varjão II);
3. Nossa Senhora de Fátima (Varjão III);
4. São José (Almerinda Chaves);
5. Santa Terezinha (Fazenda Grande);
6. São Judas Tadeu (Poste);
7. Nossa Senhora do Carmo (Bom Jardim).
Mais tarde, duas novas Comunidades foram criadas:
8. São Paulo Apóstolo (Residencial Jundiaí I);
9. São João Paulo II (Residencial Jundiaí II).
Após o decreto de criação de Paróquia em 2003, iniciaram-se as construções da nova Matriz, com projeto arquitetônico elaborado por Mônica Bevilacqua Romano.
Padre Norberto Savietto, primeiro Pároco (ago-2003 a jan-2015) onze anos e quatro meses
Padre Norberto Savietto, primeiro Pároco, preocupado com a realidade social das comunidades, foi responsável pela criação de várias pastorais, e também abriu as portas da Paróquia para a Associação Missão Belém e as Irmãs da Comunidade Missionária da Trindade. Encabeçou as construções da Matriz e de várias Comunidades, que até então celebravam nas casas ou escolas.
Nestes 11 anos, em diferentes períodos, Padre Norberto foi auxiliado pelos seminaristas Messias Romão, Enéas de Camargo, Márcio Odair Ramos e Samuel Maciel Romão; os dois últimos tornarem-se vigários nesta Paróquia.
A serviço da Paróquia, Padre Norberto contou com o auxílio dos Diáconos Permantes: Antenor, Dirceu e José Dias, respectivamente. E também do Diácono Transitório Samuel Maciel Romão, que em julho de 2013 foi provisionado como Vigário Paroquial nesta Paróquia.
Padre Adriano Ferreira Rodrigues, segundo Pároco (jan-2015 a fev-2017) dois anos
Após cinco anos de missão na Diocese de Marabá-PA, Padre Adriano assumiu como segundo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em 21 de janeiro de 2015. Empenhou-se na questão de formação dos membros das pastorais atuais e criou algumas pastorais que ainda não existiam.
A serviço da Paróquia na administração de Padre Adriano: Diácono Antenor, Diácono Vitório e seminarista João Fernando.
Com uma população, na época, estimada de 40 mil pessoas, fez-se necessário, em 07 de fevereiro de 2015, a elevação da Comunidade São José no Almerinda Chaves à Paróquia São José, que então, ficou com quatro Comunidades:
1. Matriz São José (Almerinda Chaves);
2. São Francisco de Assis (Varjão II);
3. Nossa Senhora de Fátima (Varjão III);
4. Santa Terezinha (Fazenda Grande).
Esta Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ficou então, com cinco Comunidades:
1. Matriz Nossa Senhora Aparecida (Varjão I);
2. São Judas Tadeu (Poste);
3. Nossa Senhora do Carmo (Bom Jardim);
4. São Paulo Apóstolo (Residencial Jundiaí I);
5. São João Paulo II (Residencial Jundiaí II).
Padre Edmilson de Abreu Silva, terceiro Pároco (fev a out-2017) oito meses
Padre Edmilson assumiu como terceiro Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em 07 de fevereiro de 2017, e no dia 01 de abril de 2017 reuniu-se com o Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE), que decidiram em votação, pela unificação das comunidades São Paulo Apóstolo e São João Paulo II.
Então, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida passou a ter quatro Comunidades, que permanecem até os dias atuais:
1. Matriz Nossa Senhora Aparecida (Novo Horizonte I);
2. São Judas Tadeu (Poste);
3. Nossa Senhora do Carmo (Bom Jardim);
4. São Paulo Apóstolo e São João Paulo II (Residencial Jundiaí I).
Padre Samuel Maciel Romão, Administrador Paroquial (out-2017 a fev-2018) quatro meses
Padre Samuel a pedido do Bispo Dom Vicente, logo após a saída do Padre Edmilson, assumiu em 12 de outubro de 2017 a administração paroquial da Paróquia, juntamente com o vigário cooperador Padre Adriano Luís Zucculin. Sendo que o Padre Samuel, neste período já era Pároco da Paróquia São José, do Almerinda. Padre Adriano Luís ficou encarregado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, enquanto o Padre Samuel da Paróquia São José.
Padre Adriano Luís Zucculin, quarto Pároco (fev-2018 a jan-2022) quatro anos
Padre Adriano Luís assumiu como quarto Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em 09 de fevereiro de 2018. E continua nos dias de hoje sob seus cuidados pastorais. É atuante e preocupado com a união e a formação dos membros dos grupos, pastorais e movimentos. Também, se coloca prestativo no cuidado e assistência, no atendimento e visitas aos enfermos e necessitados.
A serviço da Paróquia, Padre Adriano conta com o auxílio de Diácono Antenor, e também teve auxílio por um período, dos Diáconos transitórios: Daniel Bevilacqua Santos Romano, Luís Ricardo da Silva Gracio e Matheus Henrique Silva.
Padre Lúcio Carlos Savieto, quinto Pároco (jan-2022 em exercício)
Padre Lúcio assumiu como quinto Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em 22 de janeiro de 2022. E continua nos dias de hoje sob seus cuidados pastorais.
A serviço da Paróquia, Padre Lúcio conta com o auxílio de Diácono Antenor.
Colaboração: Luís Sipriano e Sandra Torrezin