PASTORAL: É serviço, ação, trabalho desenvolvido pela Igreja. Não se resume em grupo de pessoas, mas em ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação em uma realidade específica.
Pastoral vem de Pastor. Por isso é importante destacar que “FAZER” pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. É por meio das pastorais e do conjunto de suas atividades que a Igreja realiza a sua tríplice missão: profética, sacerdotal e testemunhal. De uma forma mais simples podemos também definir a pastoral como “os braços” do pastor. Não seria possível a cada sacerdote, a cada pastor, realizar todas as atividades necessárias para a Igreja cumprir sua tríplice missão, por isso a Igreja utiliza-se dos serviços dos leigos, para, como “braços” dos pastores, ajudar a Igreja.
PASTORAIS DE NOSSA PARÓQUIA:
- Pastoral da Animação Bíblico-Catequética – estruturada em vários níveis:
° Batismo
° Catequese Infantil
° Primeira Eucaristia
° Perseverança
° Crisma
° Catequese com adultos
Catequese: A palavra Catequese se origina do verbo grego katechein, que siginifica ensinar, educar. Catequese é uma palavra composta de “kata” = contra e “échésis” = ruído; sendo a “kcatéchésis” a ação de proclamar, de anunciar. Catequese é a ação de educar e de instruir os crentes depois da sua conversão; primeira função da Igreja, depois do anúncio da fé.
- 2. Pastoral Litúrgica – estruturada em vários níveis:
° Acolhida
° Acólitos
° Liturgia
° Ministério do Canto Litúrgico (Salmistas)
° Ministro Extraordinário da Eucaristia
° Ostiária(o)
- 3. Pastoral da Juventude
- 4. Pastoral do Dízimo
- 5. Pastoral Familiar (em formação)
- 6. Pastoral Social
MOVIMENTOS CATÓLICOS: São grupos específicos com organização específica, constituídos de leigos e leigas e às vezes com assessoria de alguns Sacerdotes e com coordenação nacional e internacional. O que caracteriza um movimento católico é que a sua origem e estrutura parte geralmente de um fundador ou fundadora que dá as coordenadas para que esse movimento exista; regido muitas vezes de estatutos e normas e de um direcionamento na espiritualidade. Anterior ao Concílio Vaticano II, esses movimentos eram denominados irmandades e confrarias, mesmo existindo algumas delas ainda hoje.
Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese. Normalmente o grupo que tem uma liderança, tem um objetivo claro de oração, espiritualidade, comunhão e missão ou apostolado com autorização eclesiástica, pode chegar a ser um movimento.
MOVIMENTOS DE NOSSA PARÓQUIA:
- Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
- Conferência Vicentina
- ECC – Encontro de Casais com Cristo
- RCC – Renovação Carismática Católica
- Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração)
- Terço dos Homens